quinta-feira, 28 de março de 2013

BATISTA DOS SANTOS



JOSE BATISTA DOS SANTOS, pseudônimo artístico BATISTA DOS SANTOS, nascido em 20 de julho de 1.956 na cidade de Fartura,  interior do Estado de São Paulo.  
Meu pai, natural da cidade de Martinho Campos-MG, próximo à Montes Claros, tocava sanfona de oito baixos. O que eu mais admirava nele era a facilidade que tinha para improvisar versos em repentes cantados no estilo de calango.
Vez ou outra eu o encontrava cantarolando seus versos ao tamborilar sobre o tampo da mesa com uma caixa de fósforos. 
Desde a idade de seis anos eu já sonhava em cantar, tocar, compor, viver no meio da arte musical. 
Durante a juventude eu sentava num banco do jardim e ficava ouvindo as músicas que tocavam no serviço de radiofusão do coreto da praça.
Decorava as letras das músicas e ficava cantarolando por todo lugar que eu ia. 
Um dia a minha irmã mais velha trouxe da cidade uma revista de letras de músicas cantadas pela dupla: Tonico e Tinoco e me deu de presente.
Entre as músicas do pequeno livreto se destacavam " Pangaré" e "O Gondoleiro do Amor". Eu passava o dia todo cantando essas duas canções pelos quatro cantos do terreiro do quintal da pequena propriedade rural onde morávamos.
Minha mãe, natural da cidade de Itai-SP,  observando a minha inclinação,  pediu ao meu pai para que comprasse um “violãozinho” de presente pra mim lá no "armazém" da cidade.
Depois de alguns dias sem resposta eu fui perguntar a ela sobre o “violãozinho”, mas recebi a noticia de que meu pai não havia aprovado a compra por achar muito caro.
Aos onze anos de idade eu fui morar com uma das minhas irmãs na cidade de Piraju-SP no Vale do Paranapanema.
Lá, aos 12 anos de idade, comecei a estudar teoria musical.
Quando cheguei na 48a. lição da Bona (Método de Ensino de Teoria Musical) o meu professor, Maestro Lázaro Coser, entregou-me um Trombone para que eu começasse a praticar alguns exercícios.
Em pouco tempo de estudo eu ingressei na Banda Musical da Guarda Mirim da cidade de Piraju-SP.
Além de ter a oportunidade para desenvolver o dom pela música, recebí naquela instituição a orientação necessária para a minha formação cívica e educacional, base dos valores  morais e éticos que estabeleci como diretriz para a minha vida.
Deixo aqui meus eternos agradecimentos ao Sr. Constantino Leman, Presidente da Instituição e ao Policial Militar Euclides Fernandes Zampieri, dedicados e inesquecíveis orientadores educacionais daquela corporação.
Eu tinha facilidade para aprender as lições das partituras e, de outra parte, tirava sons estilizados do instrumento, destacando-se entre os demais componentes da Banda. 
Ao sentir a minha empolgação pela arte musical certa vez o Maestro me chamou para uma conversa particular e me disse:
- Batista, você tem todas as características para ser um excelente músico. Entretanto, no nosso país músico não tem nenhum valor profissional. Por isso, não se deixe enganar. Dê prioridade aos seus estudos e ao seu trabalho – eu era office-boy do Banespa – para que você tenha um futuro melhor.
Deixei a música para um segundo plano e nunca esqueci daquele conselho.
Naquela ocasião eu já tinha dezesseis anos de idade. Passei dias refletindo sobre a situação econômica da minha família. Eu tinha que trabalhar para ajudar na subsistência dos meus pais e irmãos.
Com muita tristeza cheguei a conclusão de que o experiente Maestro tinha toda razão. Naquele mesmo ano eu voltei para morar na casa dos meus pais, na cidade vizinha de Taquarituba-SP. 
Sem emprego... Sem amigos na cidade... Tendo que mudar de escola no meio do ano... Entristecido com a mudança radical pela qual estava passando, comecei a escrever versos onde contestava a realidade, manifestava saudades e falava das paixões da juventude.
Naquela ocasião eu comecei a dedilhar um violão de propriedade de um dos meus irmãos. Quando eu chegava do colégio, por volta das vinte e três horas, eu ficava até altas horas da madrugada sentado na cama e dedilhando o violão, abafando as cordas com a palma da mão, para não acordar os demais. 
No ano de 1.977 eu fui embora para São Paulo, capital, com vinte e um anos de idade.
A solidão da cidade grande me empurrou ainda mais para a vida contemplativa e, consequentemente, brotava muito mais inspirações para escrever.
Eu tinha uma mala de couro e um violão que eu carregava por todos os lugares onde eu morei.
Naquela mala, além das roupas, eu mantinha um caderno e inúmeros pedaços de papéis sobre os quais eu escrevia os meus versos.
Entre os pedaços de papeis havia uma infinidade de guardanapos de balcão de bar nos quais eu registrava as inspirações inesperadas que brotavam durante as rondas boêmias que eu fazia diariamente pela capital paulistana.
Em 19 de dezembro de 1.977, ingressei, através de concurso, na PETROBRAS DISTRIBUIDORA S. A, no cargo de Auxiliar de Escritório. Ali eu iniciava o plano do meu primeiro objetivo.  
Depois veio o desejo de cursar uma faculdade. Iniciei o curso de Administração de Empresas mais tive dificuldades financeiras para pagar as mensalidades e acabei abandonando o estudo.
Dois anos depois retornei à faculdade no curso de economia. Mas tive que interromper o curso em função de dificuldades financeiras novamente.  
Depois de casado, já com trinta e quatro anos, após já ter recebido três promoções na PETROBRAS, iniciei o Curso de Direito e concluí no ano de 1.986.
Em 1.992 eu conclui o curso de Pós-Graduação em Administração de Marketing na PUCCAMP. Pronto. Agora só restava zelar pela carreira profissional.
Aí voltei a escrever numa produção imensurável de versos e poesias. Mas não as divulgava para não misturar arte com as atribuições da minha vida profissional.  
Em outubro de 1.999 aposentei-me por tempo de serviço na PETROBRAS.
No mesmo mês mantive contato com artistas de Campo Grande-MS, para onde eu havia sido transferido pela PETROBRAS no de 1.993, e já consegui gravar três letras inéditas com a Dupla Ivo de Souza e Janguinho, os maiores astros da música sertaneja raiz do centro-oeste brasileiro e uma das melhores duplas, no estilo, que eu já conheci.
Aos poucos eu fui me entrosando com o meio artístico e aprendendo técnicas e estilos que muito me ajudaram nas minhas composições.
No ano de 2.000 inscrevi uma letra intitulada O ÚLTIMO TROFÉU, no Festival da 17a. Violeira Rose Abrão de Barretos. A música foi interpretada pelos meus primeiros parceiros, Ivo de Souza e Janguinho e obtivemos o primeiro lugar.  
A partir de então eu passei a ser procurado para fazer letras e ceder composições para gravações de artistas da região centro-oeste. 
Atualmente já são mais de 175 discos e DVDs com letras de minha autoria, gravadas por artistas de diversas regiões do pais.  De 1999 à 2010 participei, como compositor,  de 20 (vinte) dos quais minhas letras venceram 18 (dezoito) sendo que em todos minhas obras estiveram na final.
Iniciei em 2.002, a atividade de Produtor Musical e promovi diversos lançamentos de novos artistas, entre estilos sertanejos, regionais, MPB e pop/rock.
No período de março de 2.002 até maio de 2.005 apresentei o programa "Gente da Nossa Terra", pela Rádio Educação Rural de Campo Grande-MS.
Apresentei o programa "Na Boca do Brete" pela TV Regional Educativa do Estado do Mato Grosso do Sul.
Atualmente, morando na cidade de Itu-SP, estou iniciando um projeto de divulgação de mais de 100 músicas DEMOS gravadas em MP3 para os grandes interpretes. São músicas sertanejas de raiz, românticas, modernas, bregas, sambas de raiz, evangélicas e MPB.
Entre músicas gravadas e DEMOS pronta tenha mais de 500 (quinhentas) obras já musicadas e mais de 600 (seiscentas) letras inéditas para serem musicadas.
Escrevo e concorro à prêmios literários através de contos e poesias em diversas regiões do país, com inúmeras obras já divulgadas.
Sou eternamente grato ao Maestro Lázaro Coser. Onde quer que ele esteja, que DEUS lhe dê o eterno descanso. Além de ter me orientando para iniciar no mundo da música, ainda me alertou e influenciou-me de forma inestimável para que eu traçasse objetivos paralelos ao mundo da arte musical na minha vida pessoal.
Foi assim que, apos 28 (vinte e oito) anos de espera, me aposentei e  retomei a lida com a arte musical em busca da realização dos meus sonhos de menino.
Cumpre-me esclarecer à você que acabou de ler a minha biografia, que este breve relato tem o objetivo único e exclusivo, de mostrar, principalmente aos jovens, que a gente consegue tudo o que a gente quer. Basta persistir, crer, confiar no seu talento e jamais "deixar o sonho na gaveta".
Passe o tempo que passar, nunca deixe de caminhar, com fé, em direção ao seu sonho com a certeza de que um dia você realizará os seus objetivos.
Que DEUS ilumine sempre os nossos passos. 
Créditos:
http://www.batistadossantos.com/discografia_detalhes.php?mus_id=1
  POEMA GARÇA PANTANEIRA

Garça branca pantaneira que voa quando o sol sai
Batendo asas ligeiras sobre o rio Paraguai
Ninguém sabe seu destino de onde vem pra onde vai
Fico olhando ela sumindo e suspirando meus “ais”
Eu sou como a garça branca viajando pelos campos
Dormindo com pirilampos quando a noite quente cai
Deixei a minha morada há muitas léguas atras
A saudade é um tormento que nunca me deixa em paz


Sou filho de boiadeiro nesses campos fui criado
Quando ainda era menino aprendi a lidar com gado
Desde cedo eu viajava pelas estradas pantaneiras
O sol sempre foi meu guia e a lua a companheira
Já misturei muitas lágrimas com as águas destes rios
Nos momentos que a saudade provocou um desafio
Já passei noite acordado lembrando da minha amada
Mas o destino tirano quer me ver entre a boiada


Garça branca pantaneira leve este recado meu
Diz pra minha companheira seu amor não te esqueceu
Também leve estas noticias pró lado que você vai
Estou morrendo de saudade dos irmãos e dos meus pais
Diz que fui com a comitiva com destino a Corumbá
Saí de madrugadinha pra viagem continuar
Por volta de quinze dias eu entrego essa boiada
E se Deus me ajudar volto pra minha morada
 

COMPOSIÇÕES
  Nome                                                                                    Interpretes

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
·               A Carta                                     Silvana Jardim
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
·               A Cor da Vida                           Sérgio K. Augusto
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
·               A Cruz do Caminho                   Kléber Oliveira
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
·               A Dama do Meu Show              Sérgio K. Augusto
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
·               A Erva e o Tempo                      José Alexandre
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
·               A Estrela da Tarde                     Batista dos Santos
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
·               A Loira de Campo Grande        Ivo de Souza e Janguinho
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
·               A Loira de Campo Grande        Os Canarinhos
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
·               A Luz dos Olhos Teus               Hélio e Helder
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
·               A Luz dos Olhos Teus                Hélio e Helder
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
·               A Palavra Saudade                    Duo Pantaneiro (Carlão e Cleonir)
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
·               A Vida é Bela                           Grupo Musical Magia Total

·               A Viola e a Cultura                    Ramiro Viola & Inezita Barroso

·               Aeromoça                                 Genival de Camargo

·               Agora e Nunca Mais                 Batista dos Santos e Sant'Angelo

·               Agora é Tarde                           Luiz Augusto e Marcelo

·               Agora é Tarde                           Glaucio Magliano

·               Agua de Beber                          Sérgio K. Augusto

·               Ainda Estou Ti Amando             Batista dos Santos e Sant'Angelo

·               Alma de Galpão                        Flávio Paes

·               Alvo do Cúpido                        João Mulato e João Carvalho

·               Amante da Madrugada             Aurélio Miranda e Adriano

·               Amantes                                   Ivo de Souza e Amigos

·               Amargo Regresso                     Ivo de Souza e Janguinho

·               Amigo                                      Os Brilhantes

·               Amor Perigoso                         Batista dos Santos e Sant'Angelo

·               Ana Maria                                João Carlos

·               Ana Maria                                Márcio Samel

·               Apagão do Amor                     Os Canarinhos

·               Aposta Dobrada                      Hélio e Zé da Viola

·               Assim é a Noite                       Aurélio Miranda e Adriano

·               Assim é a Noite                       Os Canarinhos

·               Tradição e Progresso               Kléber Oliveira

·               Barretos Tradição e Progresso Aurélio Miranda e Aurélio Filho

·               Beijoqueira                              Rodolfo e Rodrigues

·               Bendito Amor                          Leninha Santos

·               Berço de Ouro                        Cristiano Carvalho e Rafael

·               Blusa Azul                               Batista dos Santos e Claudio

·               Caboclo do Sertão                  Kléber Oliveira

·               Caboclo Religioso                   Batista dos Santos

·               Cadeira Vazia                          Kléber Oliveira

·               Caminhos de Deus                  Batista dos Santos e Sant'Angelo

·               Campamento Esperanza          Castelo

·               Canceriano                              Sérgio K. Augusto

·               Cantores Sertanejos                Tostão e Guarany

·               Celeiro de Saudade                 Trio Carandá

·               Cenário de Tristeza                  Delley e Dorivan

·               Chaleira Preta                         Ivo de Souza em duas vozes

·               Chaleira Preta                         Rei do Mar e Pantaneiro

·               Chapéu de Carandá                Ivo de Souza e Sereninho


·               Chapéu de Carandá                Zé do Campo e J. Ferreira

·               Chapéu de Carandá                Rei do Mar e Pantaneiro

·               Cinzas e Brasas                       Ivo de Souza e Janguinho

·               Cinzas e Brasas                      Rei do Mar e Pantaneiro

·               Cinzas e Flores                       Sergio K. Augusto

·               Como eu ti Quero                   Duo de Ouro (Tião e Mislene)

·               Como Hei de Ti Esquecer        Os Brilhantes

·               Como o Vento                         Rosana Ray

·               Conflitos da Terra                    Ivo de Souza e Janguinho

·               Culpa Minha Culpa Sua           Batista dos Santos e Sant'Angelo

·               De Volta Para Campo Grande  Ecos da Querência

·               De Volta Pra Campo Grande   Ecos da Querência

·               Deixa-me Ser Tua Paixão        Roberto Viola e João Carvallho

·               Denise                                    Sérgio K. Augusto

·               Depois de Você                      Claudia Romano

·               Depois de Você                      Claudia Romano

·               Duplo Perdedor                      Zé do Campo e Camponês

·               Ele Mentiu                              Duo de Ouro (Tião e Mislene)

·               Ele Mentiu                              Grupo Musical Magia Total

·               Em Forma de Coração           Grupo Musical Magia Total

·               Esse Homem                          Marilia Limma

·               Exato                                     Sérgio K. Augusto

·               Exato                                     Sérgio K. Augusto

·               Fatalidade                              Ivo de Souza e Janguinho

·               Fatalidade                              Ivo de Souza e Ednelson

·               Fatalidade                              Rei do Mar e Pantaneiro

·               Feijoada da Comadre            Genival di Camargo

·               Filho de Cassilândia               Delley e Dorivan

·               Filho de Porto Murtinho         Tangará e Zé Viola

·               Formação de Caboclo           Ivo de Souza e Janguinho

·               Formação de Caboclo           Ivo de Souza e Janguinho

·               Formação de Caboclo           Rei do Mar e Pantaneiro

·               Garça Pantaneira                   Aral Cardoso

·               Garça Pantaneira                   Marcio Samel

·               Garça Pantaneira                   Aral Cardoso

·               Garça Pantaneira                   Araz Cardoso

·               Gavião Chifrudo                    Hélio e Zé da Viola

·               Gavião Chifrudo                    Violeiros da Amazônia - Edmauro e Edvaldo

·               Guerra de Amor                    Hélio e Zé da Viola

·               Homem e Mulher                   Marco Aurélio e Paulo Sérgio

·               Homem e Mulher                  Oseas

·               Irmão de Boiadeiro               Kléber Oliveira

·               Jardim do Pantanal                Ivo de Souza e Ednelson

·               Jardim do Pantanal                Ivo de Souza e Janguinho

·               Jardim do Pantanal                Ivo de Souza e Ednelson

·               Jardim do Pantanal                Zé do Campo e J. Ferreira

·               Jardim do Pantanal                Rei do Mar e Pantaneiro

·               Jeitão Pantaneiro                   Castelo e Mansão

·               Lencinho Bordado                Paulo Roberto e Lucyan


·                Jesus Cristo do Haiti            Rodolfo e Rodrigues

·               Marcas de Batom                 Rodolfo e Rodrigues

·               Maria Nossa Mãe                 Grupo Musical Magia Total

·               Meu Amor dos Olhos VerdesLeninha Santos

·               Meu Canto Caipira                Flavio Ramos e Dariu

·               Meu Canto Caipira                Ivo de Souza e amigos

·               Meu Canto Caipira                Leide e Laura

·               Meu Canto Caipira                Cristiano Carvalho e Rafael

·               Meu Reino Moderno             Delley e Dorivan

·               Meu Último Erro                   Batista dos Santos e Sant'Angelo

·               Meu Velho                             Rhuan e Graziel

·               Meu Velho                            Glaucio Magliano

·               Mexe Remexe                       Grupo Karandá

·               Minha Terra Minha Gente      Batista dos Santos e Sant'Angelo

·               Minha Terra Minha Gente      Batista dos Santos e Sant'Angelo

·               Miranda                                Luiz Carlos Borges

·               Montanhas Azuis                   Sérgio K. Augusto

·               Morena Tropical                    Roberto Viola e João Carvalho

·               Mulher Briguenta                   Hélio e Zé da Viola

·               Mulher Goiana                      Chico Rocha e João Carvalho

·               Mulher Goiana                      Aurélio Miranda

·               Mulher Goiana                      Aurélio Miranda

·               Musicas do CD Os Primeiros MistériosHélio e Zé da Viola

·               Na Solidão da Estrada           Eduardo Rodrigues

·               Na Solidão da Estrada           Glaucio Magliano

·               No Coração do Centro-OesteTangará e Zé Viola

·               Nossas Brigas                         Ivo de Souza e Ednelson

·               Nossas Brigas                         Ivo de Souza e amigos

·               Nossas Brigas                         Rei do Mar e Pantaneiro

·               Nuvens Brancas                      Mário e Miguel

·               O Brasil Tem Mais                   Teleu & Sérgio K. Augusto

·               O Caminho de Deus                 Batista dos Santos e Sant'Angelo

·               O Canto do Caipira                  Cristiano Carvalho e Rafael

·               O Homem e a Terra                  Kaetano e Kadu

·               O Milagre da Arena                  Kléber Oliveira

·               O Milagre da Pousada              Roberto Viola e João Carvalho

·               O Taquaritubense                      Batista dos Santos e Sant'Angelo

·               O Último Troféu                        Fernando Bernardes com participação de Ivo de Souza

·               O Último Troféu                        Ivo de Souza e Ednelson

·               O Último Troféu                        Ivo de Souza e Janguinho

·               O Último Troféu                        Rei do Mar e Pantaneiro

·               O Valor de Um Amigo              Chico Rocha e João Carvalho

·               O Valor de Um Amigo               Roberto Viola e João Carvalho

·               O Velho Ipê                              Batista dos Santos e Sant'Angelo


·               Os Dois Diamantes                    Macelo e Rafael
·               Os Primeiros Mistérios               Hélio e Zé da Viola
·               Os Três Ipês                              Kléber Oliveira
·               Ovelha Desgarrada                    Kléber Oliveira
·               Paixão de Nova Andradina        Paulo Roberto e Lucyan
·               Pantaneira de Miranda               Ivo de Souza e amigos
·               Pantaneira do Miranda               Hélio e Zé da Viola
·               Para Viver um Grande Amor      Iko Cordeiro
·               Para Viver um Grande Amor      Marcio Samel
·               Perobino                                    Batista dos Santos
·               Por Ela                                       Ivo de Souza e Ednelson
·               Porta Fechada                            Rei do Mar e Pantaneiro
·               Pra Ganhar Seu Coração            Nino e Nara Layde
·               Prece a Natureza                        Duo Pantaneiro (Carlão e Cleonir)
·               Prece a Natureza                        Rodolfo e Rodrigues
·               Presente de Deus                        Batista dos Santos e Pereira
·               Purpurina                                    Naná Correa
·               Que Loucura                              Bruna Campos
·               Reconciliação                             Sandoval e Fabiano Reis
·               Retratos da Natureza                  Adail e Odilon
·               Retratos da Natureza                  Silvana Jardim
·               Rincão da Ssudade                     Kléber Oliveira
·               Rio Verde de Mato Grosso         Os Brilhantes
·               Saga Boiadeira                           Helenice Cunha
·               Santa Mãe Nossa Senhora         Batista dos Santos e Sant'Angelo
·               Saudade do Meu Sertão             Hélio e Zé da Viola
·               Senhor Jesus                               Luis Paulo e Paulinha
·               Sonho de Amor                          Os Brilhantes
·               Testemunho de Um Boi               Rei do Vale e Tocantins
·               The Last Soldier (O Ultimo Soldado) Mitch Colin
·               Todo Dia                                    Grupo Água Viva
·               Todo Dia                                    Oseas
·               Tríbuto a Balduino Mafissoni       Delley e Dorivan
·               Tributo ao Ronaldo Viola            Kléber Oliveira
·               Trinta e Cinco Anos do Pantanal para o Brasil Amambay e Amambaí
·               Uma Tarde em Campo Grande   Duo Pantaneiro (Carlão e Cleonir)
·               Véia Gastadeira                          José Alexandre
·               Velha Gastadeira                        Os Canarinhos
·               Vento da Noite                           Ivo de Souza e Janguinho
·               Vento da Noite                           Os Canarinhos
·               Vento da Noite                           Rei do Mar e Pantaneiro
·               Vento da Noite                           Batista dos Santos e Sant'Angelo
·               Vidas do Pantanal                       João Ormond
·               Viola, Boiada e Rodeio               Ivo de Souza e Ednelson
·               Visita "Atrapaiada"                      Violeiros da Amazonia - Edmauro e Edvaldo
·               Volúpia do Desejo                      Durval Neto 

Formação de Caboclo - Batista dos Santos  

O Último Troféu - Batista dos Santos


Contato com Minervina Almeida (Vina Sertaneja)
Email: radiowebmusic35@hotmail.com     

Nenhum comentário:

Postar um comentário